O seu Web-Jornal
---------------------------------------------------

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Saiba como se divertir sem precisar gastar em SP




A cidade de São Paulo é a sexta maior do mundo, e, desta forma, disponibiliza diversos meios de proliferar a cultura no país e no estado. Dentre esses locais, estão as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e o Museu Catavento, que fica no centro da cidade.

O Catavento Cultural está instalado no prédio que abrigou o Palácio das Indústrias, o espaço já foi utilizado como Palácio de Exposições,delegacia de polícia, com prisões no claustro, Assembleia Legislativa e sede da Prefeitura de São Paulo.O museu tem como objetivo ensinar de forma divertida sobre ciências, biologia, história do homem e da sociedade de forma que complemente o que os alunos aprendem na escola. De acordo com o presidente da Organização Catavento, o museu traz a possibilidade de ensinar e divertir.


De acordo com a diretora executiva do Catavento, Luisa Amorim, O projeto inicialmente foi ideia do governador José Serra, que, a partir do conselho presidido pelo Dr. Sérgio Freitas, foi aprovado e estabelecido.

Para a professora Gabriela Oliveira, o que chama mais atenção da criançada é o avião DC3 que foi utilizado na segunda guerra mundial como cargueiro, e, ao término da guerra, foi adquirido pela Vasp que fez uma adaptação para que esse avião atuasse também na aviação civil. O mesmo foi utilizado até a década de 70 fazendo a ponte aérea Rio de Janeiro e São Paulo.

Avião DC3 exposto no Catavento Cultural
Já as Fábricas, projeto de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, reúnem uma série de atividades mensais programadas para o público de todas as idades, como workshops, teatro, oficinas de dança, circo, audiovisual, fotografia, dentre muitas outras atividades, de forma totalmente gratuita. 

Segundo Valentina Dantas, representante das Fábricas, o projeto tem como foco a área da descoberta, dos talentos e a valorização dos artistas da comunidade.  "Muitos desses artistas já desenvolviam os seus trabalhos, porém, muitos deles não tinha um local nem para ensaiar" - explica

Oficina Cultural Oswald de Andrade. Foto: Divulgação
São 21 oficinas culturais espalhadas por São Paulo e interior que oferecem ao público ateliê de música, dança, teatro, circo, grafiti, artes plásticas,  biblioteca interativa com a contação de histórias.  De cacordo com Valentina, o projeto dispõe de  interfaces entre todas as atividades, onde o aprendiz poderá fazer aulas de circo como também poderá participar de uma aula de violão, de dança, ou de fotografia. "Periodicamente, ele terá a oportunidade de experimentar e ampliar seu repertório cultural em torno das atividades que ministramos dentro do programa Fábricas de Cultura" - completa.

Ouça também a matéria de áudio feita pela equipe SP em foco!


http://soundcloud.com/spemfoco/arte-e-cultura

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário