O seu Web-Jornal
---------------------------------------------------

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Comunismo brasileiro comemora 90 anos de luta



No útimo dia 25 de março, o Partido Comunista do Brasil (PcdoB)  comemorou 90 anos de existência. É uma proeza sem precedentes em um  país de trajetória atribulada e legendas de vida curta.
Em outros países, inclusive na América Latina, há poucos partidos mais que centenários. Aqui, sucessivas gerações de partidos tentaram se afirmar, porém terminaram varridas por golpes, ditaduras e medidas de coação.
Das nove décadas do PCdoB, seis foram na ilegalidade. As ditaduras que o país viveu centraram seu ataque contra os comunistas.



A vereadora do PC do B, Luiza Cordeiro, afirma que o partido vem mostrando que não tem medo de trabalhar pela liberdade socialista e pela igualdade de classes. “O encarceramento de Luís Carlos Prestes, o assassinato de Olga Benário, o Golpe de 64, instaurado em nome do anticomunismo, os guerrilheiros do Araguaia, trucidados por ações militares de aniquilamento, os mártires da Chacina da Lapa em 1964, são alguns dos massacres que os comunistas sofreram ao longo de todos esses anos, e continuaremos lutando e batendo de frente a tudo e a todos, sempre que for necessário”, afirma Cordeiro.


Apenas com a democratização de 1984 o PCdoB pôde viver uma legalidade estável, apresentar-se abertamente ao país, estruturar-se, concorrer a eleições, expor suas ideias e lutar por elas. Há na existência deste partido de 90 anos um valor que não pertence apenas aos comunistas: o exemplo de que é possível e necessário fazer política como uma prática transformadora e nobre.
     
Aos 90 anos de idade, 28 de legalidade e nove de participação nos governos Lula-Dilma, o PCdoB cresce sustentadamente, em militantes e filiados, votos e cargos eletivos, presença no movimento de massas e na luta de ideias. Participa com renovado entusiasmo da nova luta pelo socialismo, que ganha corpo no mundo em crise e em nossa rebelde América Latina. Indica ao povo o rumo do socialismo, o caminho do fortalecimento da nação brasileira. E é cada vez mais escutado.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário