O seu Web-Jornal
---------------------------------------------------

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Nova tecnologia ajuda no combate do sedentarismo infantil


                                       Sedentarismo infantil tem cura graças a tecnologia

O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários.
As crianças do mundo moderno estão sendo afetadas por diversos fatores, inclusive a era tecnológica, causando sérios danos como: obesidade infantil, doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, diabete, hipertensão. Isso se deve pelo fato de que hoje muitas crianças não brincam como antigamente, correndo, brincando de pega-pega, brincadeiras que gastam calorias e consequentemente trabalham com o corpo. O mundo tecnológico seduz as crianças a passarem horas na frente do computador, nos vídeos games, nos jogos de celulares, na TV, enfim, atrativos estes que muitas das vezes fazem com que as crianças criem hábitos sedentários.

Para a Personal Trainner Michele Requena, mesmo com a chegada da tecnologia, existem vídeo – games que fazem as crianças se movimentarem mesmo na frente da televisão, como é o caso do nitendo wii e XBOX que faz o pequeno perder calorias.
Antigamente, a tecnologia era bem restrita e os vídeo-games faziam com que as crianças ficassem sentadas sem se exercitar. Hoje, o que mais vemos são jogos que estimulam o exercício físico e a capacidade mental. No nitendo wii, o que mais encontramos era barrinhas de ferro para criança mexer braços e mãos e tapete dançante para seguir os passos de acordo com a música.

Natália Sanches, mãe da pequena Amanda de 5 anos, contou que a filha além de só gostar de comer besteiras, adora jogar vídeo-game. “Ela levanta mais cedo e já quer comer balas, mas quando eu falo para ela brincar, ela vai direto para o vídeo-game e eu acabo achando legal, porque sei que faz bem e é seguro”.
Portanto é importante que os pais e educadores incluam na educação das crianças a prática de fazer exercícios físicos e que atraiam a atenção dos seus filhos.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário