O seu Web-Jornal
---------------------------------------------------

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como adotar práticas sustentáveis ao jogar o lixo fora

Hoje uma das maiores preocupações dos ambientalistas é o destino que a população junto com as entidades competentes dá aos resíduos sólidos


O Município de São Paulo produz 217.000 toneladas de resíduos sólidos (lixo) dia, isto é, de modo geral, domiciliar, varrição, feiras livres, hospitalar, etc.

Quando falamos de resíduos sólidos, não sabemos exatamente as preocupações que o governo e sociedade deveriam adotar, já que o mau trato do esgotamento sanitário junto com a falta de água potável hoje, no Brasil, resulta em 80% das doenças e 65% das internações hospitalares. Programas educativos ou processos industriais com o propósito de reduzir a produção do lixo também se tornam uma forma de tratamento.

Existe um destino certo para os resíduos, porém vai de acordo com o tipo, por exemplo, para ser reciclado ele deve ser separado entre: vidro, plástico, papel e orgânico (restos de comida, fezes de animais, etc.). Após feita a separação por categoria em sua empresa ou residência, ele deve ser encaminhado para os ECOPONTOS, nele a população também pode encaminhar entulhos e objetos grandes os quais queiram se desfazer, pois o caminhão de lixo que passa semanalmente deve levar apenas o lixo orgânico. 


Ecopontos, são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.

Segundo o Ambientalista Jorge Galvão a população deve conhecer a forma correta de se desfazer do seu lixo ao ponto de não prejudicarem o meio ambiente. 
De acordo com a Secretaria de Coordenação de Subprefeitura o ECOPONTO ou Cata-Bagulho estão localizados em algumas subprefeituras para ser realizado as entregas. Para você enviar seu lixo nestes ECOPONTOS primeiramente deve ser feito à separação do lixo de acordo com sua categoria. 
O microempresário, Haroldo Nunes, que nos contou, “na minha casa recebi o exemplo, onde minha mãe mantém coletor de lixo seletivo”.  
É importante ressaltar que após ser feita a separação adequada dos diversos tipos de lixo, a população deve se dirigir aos ECOPONTOS, pois colocar diretamente no caminhão de lixo só irá inutilizar o trabalho da separação. Galvão explica que sem a ajuda da população é impossível controlar toneladas de lixos que são despejadas diariamente nos aterros sanitários, pois a degradação ao meio ambiente se torna irreversível. 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário